Água, recurso essencial para a vida
DISCIPLINA: Informática da Educação PROF.: José Macário Costa
Aluna: Ana Clara Ferreira de Azevedo Matrícula: 2017270014 2º Período |
Projeto em Informática Educativa
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1. Disciplina e anos envolvidos:
Ciências
1º e 2º ano do
Ensino Fundamental I
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2. Tema central:
A Importância da
água e sua utilização
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3. Temas de apoio:
Biologia e
Ecologia
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4. Justificativa:
O
tema é importante pois apresenta aos alunos os inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando
com relação à falta de água, além de proporcionar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente e assumir
atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.
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5. Objetivos gerais e específicos:
Auxiliar
os alunos na descoberta dos sintomas e causas reais sobre a falta de água;
Perceber
as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza;
Reconhecer
que a qualidade de vida está ligada as condições de higiene;
Adotar,
por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização do recurso, para
assim, produzir a consciência referente ao não desperdício e não poluição.
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6. Enfoque pedagógico:
Formular
uma perspectiva da preservação da água, de modo que os alunos possam expor
questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir dos
elementos apresentados.
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7. Recursos tecnológicos:
Notebook;
Projetor de slides;
Caixa de som;
Tablet.
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8. Etapas e suas estratégias de realização:
Roda
de conversa informal sobre as experiências dos alunos relacionados à água;
Exibição
do vídeo;
Diálogo
sobre o vídeo apresentado;
Proposição
de um Grafismo sobre higiene pessoal;
Elaboração
de um cartaz para exposição em um local visível e de alcance dos alunos;
Apresentação
do aplicativo Save Fish em dispositivos eletrônicos, como tablets e
smartphones a fim de salientar o olhar da criança para o tema abordado;
No
fim da aula, apresentar aos pais e responsáveis o software, para que, no
ambiente familiar, os mesmos possam introduzi-lo, com a finalidade de efetuar
a aprendizagem e o divertimento da criança fora do âmbito escolar.
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9. Definição de papéis:
O professor deverá proporcionar aos alunos uma interação conjunta por meio da roda de conversa, da diálogo e da proposta de elaboração de cartazes. Os alunos devem se sentir à vontade para interagir com o professor, e realizar as atividades requeridas.
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10. Sites e bibliografia de apoio:
https://www.youtube.com/watch?v=EQMUUBZjs_E&feature=youtu.be - A Turma da Clarinha em Higiene e Saúde
Conquista
(Solução Educacional Positivo) – Editora Positivo
portaldoprofessor.mec.gov.br |
11. Coleta de dados:
Parâmetros
Curriculares Nacionais
Conquista (Solução Educacional Positivo) – Editora Positivo
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12. Seleção do material:
Cartolina,
cola e tesoura - Mural de cartazes;
Notebook
e Projetor - Exibição do vídeo;
Tablet
– Apresentação do aplicativo Save Fish (disponível para Android);
Folhas
de ofício e artefatos para desenhar e colorir - Grafismo.
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13. Programação visual:
Apresentação de slides
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14. Meios para a execução:
Roda
de conversa com os alunos;
Projetor
de slides exibindo o vídeo.
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15. Avaliação:
Antes
do término da aula, verificar se os objetivos específicos foram alcançados, analisando
assim, a atuação, operação e cognição dos alunos durante o processo de
ensino-aprendizagem.
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16. Cronograma:
O
turno da aula ministrada será matutino, portanto:
8:00:
Recepção dos alunos na roda de conversa, e apresentação do tema central da
aula;
9:00:
Exibição do vídeo;
9:10:
Diálogo;
9:30:
Grafismo;
10:15:
Intervalo;
10:35:
Breve apresentação do aplicativo;
10:45:
Elaboração dos cartazes;
12:00:
Conclusão e avaliação.
17. Objetos de Aprendizagem:
https://www.youtube.com/watch?v=EQMUUBZjs_E&feature=youtu.be
- Vídeo: A Turma da Clarinha em Higiene e
Saúde
Cartolina,
cola e tesoura - Mural de cartazes;
Aplicativo Save
Fish |
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