Água, recurso essencial para a vida

UFRRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
DISCIPLINA: Informática da Educação     PROF.: José Macário Costa     
Aluna: Ana Clara Ferreira de Azevedo   Matrícula: 2017270014      2º Período
Projeto em Informática Educativa
1. Disciplina e anos envolvidos:
Ciências
1º e 2º ano do Ensino Fundamental I

2. Tema central:
A Importância da água e sua utilização

3. Temas de apoio:
Biologia e Ecologia

4. Justificativa:
O tema é importante pois apresenta aos alunos os inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água, além de proporcionar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente e assumir atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

5. Objetivos gerais e específicos:
Auxiliar os alunos na descoberta dos sintomas e causas reais sobre a falta de água;
Perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza;
Reconhecer que a qualidade de vida está ligada as condições de higiene;
Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização do recurso, para assim, produzir a consciência referente ao não desperdício e não poluição.

6. Enfoque pedagógico:
Formular uma perspectiva da preservação da água, de modo que os alunos possam expor questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir dos elementos apresentados.

7. Recursos tecnológicos:
Notebook;
Projetor de slides;
Caixa de som;
Tablet. 

8. Etapas e suas estratégias de realização:
Roda de conversa informal sobre as experiências dos alunos relacionados à água;
Exibição do vídeo;
Diálogo sobre o vídeo apresentado;
Proposição de um Grafismo sobre higiene pessoal;
Elaboração de um cartaz para exposição em um local visível e de alcance dos alunos;
Apresentação do aplicativo Save Fish em dispositivos eletrônicos, como tablets e smartphones a fim de salientar o olhar da criança para o tema abordado;
No fim da aula, apresentar aos pais e responsáveis o software, para que, no ambiente familiar, os mesmos possam introduzi-lo, com a finalidade de efetuar a aprendizagem e o divertimento da criança fora do âmbito escolar.

9. Definição de papéis:
O professor deverá proporcionar aos alunos uma interação conjunta por meio da roda de conversa, da diálogo e da proposta de elaboração de cartazes. Os alunos devem se sentir à vontade para interagir com o professor, e realizar as atividades requeridas.
10. Sites e bibliografia de apoio:
https://www.youtube.com/watch?v=EQMUUBZjs_E&feature=youtu.be  - A Turma da Clarinha em Higiene e Saúde
Conquista (Solução Educacional Positivo) – Editora Positivo
portaldoprofessor.mec.gov.br

11. Coleta de dados:
Parâmetros Curriculares Nacionais

Conquista (Solução Educacional Positivo) – Editora Positivo

12. Seleção do material:
Cartolina, cola e tesoura - Mural de cartazes;
Notebook e Projetor - Exibição do vídeo;
Tablet – Apresentação do aplicativo Save Fish (disponível para Android);
Folhas de ofício e artefatos para desenhar e colorir - Grafismo.
13. Programação visual:
Apresentação de slides


14. Meios para a execução:
Roda de conversa com os alunos;
Projetor de slides exibindo o vídeo.

15. Avaliação:
Antes do término da aula, verificar se os objetivos específicos foram alcançados, analisando assim, a atuação, operação e cognição dos alunos durante o processo de ensino-aprendizagem.

16. Cronograma:
O turno da aula ministrada será matutino, portanto:
8:00: Recepção dos alunos na roda de conversa, e apresentação do tema central da aula;
9:00: Exibição do vídeo;
9:10: Diálogo;
9:30: Grafismo;
10:15: Intervalo;
10:35: Breve apresentação do aplicativo;
10:45: Elaboração dos cartazes;
12:00: Conclusão e avaliação.
17. Objetos de Aprendizagem:
https://www.youtube.com/watch?v=EQMUUBZjs_E&feature=youtu.be  - Vídeo: A Turma da Clarinha em Higiene e Saúde
Cartolina, cola e tesoura - Mural de cartazes;
Aplicativo Save Fish

Comentários