Experiência com a palestra O diálogo ‘teórico-prático’ da prática de ensino: experiências formativas e o PIBID”
Em meados do mês de outubro de 2017, pude assistir à palestra de duas meninas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A palestra apresentada relatou o trabalho inspirador realizado pelo grupo de bolsistas do PIBID/UFRRJ na Escola Municipal José de Abreu, localizada no Bairro Campo Lindo, no Município de Seropédica, no Estado do Rio de Janeiro. Num primeiro momento, as alunas iniciaram a apresentação mostrando em slides, expondo e explicando todo o trabalho da dinâmica que é feita na escola. Por meio de um intermédio, foi aberto um espaço para questionamentos, produzindo assim, perguntas e respostas referentes a dúvidas sobre o programa. Ao final, realizou-se o repasse para cada licenciando da matéria na ocasião, os materiais que foram produzidos pelos agentes que constroem o planejamento das aulas que são oferecidas semanalmente.
As atividades
concretizadas, como por exemplo, os livros com as representações dos alunos e a
caixa de música, assim como, seus presentes frutos, os quais têm por objetivo
geral construir o conhecimento, mostraram a importância da associação da teoria
e prática realizada pelo grupo. De acordo com Vasconcellos (2001, p. 41): “Todo
o trabalho em sala de aula que fazemos com o conhecimento, tanto em termos de
forma quanto de conteúdo, deve estar vinculado a esta finalidade maior da
escola que é compromisso com a humanização”.
Além disso, a
palestra gerou a importante confirmação da necessidade do programa, pois o
mesmo, além de tudo, exerce fora da universidade, uma grande experiência para a
práxis docente durante a graduação, conduzindo, dessa forma, possibilidades de
preparo para o exercício da futura profissão, por meio de experiências advindas
do cotidiano escolar, visto que, é fundamental o exercício, o convívio e a
experiência adquirida durante a conjuntura vivida. Ademais, o PIBID possibilita
a compreensão de como ocorre a aprendizagem dos alunos e de como funciona o
sistema escolar em suas dinâmicas. Portanto, a palestra oferecida proporcionou
uma breve apresentação do que é a vivência e sua importância no Programa de
Iniciação à Docência do Curso de Pedagogia/Seropédica da Universidade Federal
Rural do Rio de Janeiro, reforçando principalmente a complexidade que é estar
inserido no cotidiano escolar. Assim, para Freire (1996, p. 39) “na formação
permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre
a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode
melhorar a próxima prática”.
Referências bibliográficas:
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39. ed. São
Paulo: Paz e Terra, 1996.
VASCONCELLOS, Celso S. Para onde vai o professor? Resgate do professor como sujeito de transformação. 8. ed. São Paulo: Libertad, 2001.
VASCONCELLOS, Celso S. Para onde vai o professor? Resgate do professor como sujeito de transformação. 8. ed. São Paulo: Libertad, 2001.
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